Anvisa emitiu uma nota com alguns esclarecimentos sobre o Victoza
Victoza para emagrecer parece não ser uma ideia muito boa, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O uso do medicamento vem usado como forma para perder peso, depois que a revista Veja fez uma publicação sobre o medicamento, tendo a capa o título “Parece Milagre”. A matéria mostrava pessoas que faziam uso do remédio Victoza para emagrecer, sem grandes efeitos colaterais. Porém, de acordo com a Anvisa, isso configura uso errado do medicamento.
Você pode ver a nota que a Anvisa emitiu aqui.
O que é o Victoza?
Victoza é um medicamento produzido pela Nova Nordisk e que foi autorizado para comércio no Brasil em março de 2010, para uso específico pro tratamento contra diabetes tipo 2. A única parte que afirma que o medicameto Victoza até então é descrita como “adjuvante da dieta e atividade física para atingir o controle glicêmico em pacientes adultos com diabetes mellitus tipo 2, para administração uma vez ao dia como monoterapia ou como tratamento combinado com um ou mais antidiabéticos quando o tratamento anterior não proporciona um controle glicêmico adequado.”
O Victoza é um biológico novo, isso quer dizer que ele ainda vai ser estudado, visando possíveis efeitos colaterais futuros e eventos adversos. Não existem estudos comprovados de que o remédio tenha eficácia ou se é seguro para redução de peso, sendo alertado que o seu uso não for para a finalidade anti-diabética, pode representar grande risco à saúde.
Emagrecendo com o Victoza
Uma pessoa que tivesse o manequim 48 e usasse o remédio por 5 meses, querendo emagrecer, ela emagreceria: tomando apenas o remédio: perderia 5 kgs, diminuiria em 4 o tamanho do manequim. Tomando o remédio + dieta equilibrada: tamanho do manequim: 40, perca de 10 kgs. Tomando o remédio e fazendo academia: novo tamanho de calça de 38 à 40, perda de 12 kgs. Lembrando que esses cálculos são baseados no uso de remédio por 5 meses.
E ultimamente muitas pessoas tem pesquisado “como emagrecer com victoza?“. Fique esperto! Antes de tomar qualquer medicamento, consulte um médico!
Como endocrinologista, gostaria de compartilhar minha opinião sobre o assunto. A indicação de uso do Victoza para emagrecer ainda está em estudo. O mais importante é que provavelmente a perda de peso será temporária se não houver mudança de hábito alimentar. A melhora no padrão alimentar é que garante uma vida mais saudável. Procuramos sempre uma maneira fácil e rápida de emagrecer…Mas emagrecer com SAÚDE é aprender a comer bem! Ter qualidade de vida é praticar atividade física. Não existe remédio no mundo que substitua esse fato! Pensem sobre isso! Não se esqueçam que seu medico é a pessoa mais importante para discutir essas questões com você. Qualquer medicação deve ter seu uso avaliado em termos de riscos e benefícios. O acompanhamento medico é fundamental e cuidar da nossa saúde como um todo essencial !!!
Dra Luciana Spina- Endocrinologista-RJ
http://www.lucianaspina.com.br
http://www.lucianaspina.blogspot.com/
Falar é fácil, ainda mais como médico endocrinologista, que, sempre que surge algum medicamento ou cirurgia revolucionária que promete emagrecer de verdade, ficam todos desesperados (“agora vamos perder nossos melhores pacientes”, os eternos gordos!) Pois bem, eu sempre tive problemas com a obesidade, desde a adolescência… Com a gravidez engordei 30 quilos… Acabei fazendo a cirurgia de estômago, perdi 43 quilos, passei do jeans 52 para o 38, porém 12 anos depois já estou na calça 42, engordei malditos 10 quilos…. o estômago aumenta, sabe… E vou, sim, com muita esperança e sem medo algum, aplicar todos os dias a injeção de Victoza, como todo gordinho deve fazer!!!! Os riscos não podem ser maiores do que a própria obesidade… E os riscos não podem ser maiores do que a tristeza de ser gordo…. Se arrisquem e sejam felizes!!!!! Dêem graças por mais uma chance!!!