O que fazer em caso de Afogamento?

O que fazer em caso de Afogamento? – Sofrer um acidente é sempre muito delicado e quando é afogamento mais ainda. A cada ano diminui mais o número de pessoas que morrem por afogamento devido uma lei estadual que já é aplicada em quase todos os estados brasileiros que determina a fiscalização de profissionais salva vidas em praias de grande movimento ou com águas propensas ao afogamento de qualquer indivíduo. Com essa ação dos governos estaduais, as pessoas sentem-se mais seguras e até mesmo procuram se informar mais em caso de acidentes do tipo.

O que fazer em caso de Afogamento?

Quando não se tem um salva vidas disponível no local, saber como proceder quando alguém está se afogando ou após se afogar é muito importante, tanto os primeiros socorros como controle pessoal. Pensando nisso, vamos orientá-lo aqui o que fazer e como fazer caso você passe por uma situação desse tipo.

Saber exatamente quais os primeiros socorros em casos desse tipo pode salvar uma vida já que o afogamento causa morte por paralisação dos órgãos gradativamente e caso não seja feito imediatamente, pode causar um dano maior ou o afogado morrer.

Se você presenciar um afogamento então, haja da seguinte maneira:

– Primeiro deixe a vitima em um espaço livre e aberto. Quando acontece esse ou qualquer outro tipo de acidente, as pessoas tendem a ficar muito próximas do acidentado e mesmo ele estando desacordado, isso prejudica na recuperação do ar. Então afaste todos a cerca de meio metro pelo menos do corpo.

– Coloque a pessoa, provavelmente desacordada, deitada de barriga para baixo e de preferência sobre os seus joelhos. Isso ajuda a ela expelir parte da água que foi ingerida.

– Após esse processo, faça respiração boca a boca para ajudar na respiração do afogado. Com a respiração boca a boca, você vai colocar artificialmente ar para o pulmão do afogado, ao fazer o processo de respiração, o pulmão automaticamente vai tentar expelir a água que impede o seu funcionamento naquele momento.

– Deixe também a pessoa livre de roupas pesadas e apertadas. Isso se aplica mais em afogamento acidental, pois os afogamentos em praia ou piscina, as pessoas sempre estão com roupa de banho.

Além desse processo todo, nunca esqueça de verificar constantemente o pulso do afogado e a sua temperatura para não deixar que eles caiam mais. Não esqueça também de chamar o corpo de bombeiros, pois apesar de saber os primeiros socorros, o atendimento de um profissional treinado é sempre importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *