Como aprender um novo idioma?

Como aprender um novo idioma? – O assunto de “como aprender uma nova língua” é menos complexo do que parece, e para dizer a verdade, existem motivos pelos quais a aprendizagem de determinada língua estrangeira ser mais fácil para alguns e mais difícil para outros.

Como aprender um novo idioma?

Quando a gente está aprendendo uma nova língua, existem muitos fatores relacionados à aprendizagem que influenciam na captação do novo conhecimento. Saibam quais são:

Idade: Aprende-se mais e melhor quanto mais cedo se inicia a aprendizagem de uma nova língua. O ritmo da assimilação das crianças é muitas vezes maior que o de um adulto. Além disso, nunca se pode deixar de praticar, mesmo depois de crescido.

Formação linguística: Pessoas que sabem mais da sua própria língua materna têm melhor predisposição para aprender uma nova língua. Além disso, como você deve saber línguas semelhantes à sua língua materna são sempre mais fáceis de serem aprendidas do que as mais distintas.

Memória: A memória é importantíssima em qualquer aprendizagem, e também na aprendizagem de uma nova língua. Poderíamos dedicar um artigo inteiro sobre ela, mas podemos resumir dizendo que a fixação e a retenção das lembranças podem marcar certos aspectos e experiências por toda uma vida, por isso procure usar esses recursos de forma inteligente. Quando for aprender algo novo e aparentemente difícil, tente fazer assimilações entre esse algo e outra coisa.

Tempo de dedicação e grau de envolvimento: Isso serve para aprendizagem em geral, não somente para línguas. O fato é: quanto mais tempo dedicado, maior o grau de desenvolvimento.

Disponibilidade mental: Por outro lado, se sua mente está atolada de tarefas e de aprendizados, você está perdido e nem consegue mais encontrar vontade em aprender, então é hora de retomar o fôlego e focar nas coisas principais da sua vida, e eliminar outras. Todo aprendizado deve ser feito de forma simples e clara.

Motivação: É uma força interior propulsora para qualquer área da sua vida. Aprender uma nova língua é uma ação ativa, e não passiva, e o nível de dificuldade vai depender bastante do seu grau de motivação. Construa suas habilidades, aproveite as possibilidades de aprendizado, e se dê os parabéns sempre que compreender algo novo e conseguir algum objetivo com a nova língua aprendida.

Fatores psicológicos e de personalidade: O perfeccionismo, a falta de autoconfiança, a dependência da eloquência e o provincianismo atrapalham bastante na hora de se aprender uma nova língua. Todo mundo tem um pouco dessas características, mas é importante que se saiba que elas foram também aprendidas ou impostas, e é possível deixá-las para trás com determinação e reconhecimento de si mesmo. Se você der mais atenção à sua curiosidade e ao seu desejo de aprender do que a todas essas bobeiras, terá mais chances de sucesso.

Benefícios de se aprender uma nova língua

Já é sabido por estudiosos, educadores e pesquisadores científicos que aprender uma segunda língua (quem dirá mais de uma) é uma forma de exercitar a memória, e outras partes do cérebro que precisam ser estimuladas e desenvolvidas. Sem contar que as portas se abrem, sejam nos campos financeiros como nos campos sociais e pessoais.

Portanto, se você quer saber como aprender uma nova língua, e deseja isso, invista no seu sonho e vá em frente. Pesquise as melhores escolas da sua região e invista em você, pois além de usufruir dos lucros dessa aprendizagem no futuro, de certa forma, aprender uma nova língua é aprender um novo modo de olhar a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *