Chegaê!

Seu portal de notícias, dicas e variedades




PÍLULA DO DIA SEGUINTE


Por Administrador | 31 de julho de 2012 | Publicado em: Saúde

PÍLULA DO DIA SEGUINTE

Você que tem uma vida sexualmente ativa já deve ter ouvido falar da Pílula do dia seguinte. Mas você sabe em quais momentos ela pode ser tomada? Antes de mais nada, é importante lembrar que a Pílula do dia seguinte deve ser usada tão somente em casos de necessidade e urgência, e não ser ingerida como um método anticonceptivo. Assim, o mais comum é usar a Pílula do dia seguinte quando você tiver relações sexuais sem o uso do preservativo ou quando ele estourar e você não estiver usando outros métodos contraceptivos.

PÍLULA DO DIA SEGUINTE

A Pílula do dia seguinte pode ser encontrada em duas modalidades, devendo ser ingerida de acordo com o tipo que você escolher. Uma delas consiste em uma dose única, que você compra através de um único comprimido, já o outro tipo se apresenta na forma de dois comprimidos, sendo que um deve ser tomado logo após a relação e outro após 12 horas. Independente de qual dos dois tipos você usar, é importante que eles sejam ingeridos em até 72 horas após a relação sexual. Quanto mais cedo você tomar a Pílula do dia seguinte, menos chances você terá de engravidar.

Ao contrário do que muitas pessoas acham, a Pílula do dia seguinte não é um método abortivo, pois ela age antes que a gravidez ocorra. Ou seja, se a fecundação não aconteceu, o remédio vai dificultar o encontro do espermatozóide com o óvulo, no caso da fecundação ter acontecido, a Pílula do dia seguinte vai causar uma descamação do útero, impedindo a implantação do ovo fecundado. Porém, se o ovo já estiver implantado e a gravidez já tiver iniciado, o medicamento não vai fazer efeito algum.

Embora a Pílula do dia seguinte possa ser comprada sem receita médica, é importante que você converse com a sua ginecologista sobre a possibilidade de ter que usá-la em alguma ocasião. Isto é, não deixe para falar com o médico quando você tiver que tomar o comprimido, pois se você demorar mais de 72 horas para contatar o profissional da saúde pode ser tarde demais. Além disso, a Pílula do dia seguinte pode alteração o seu ciclo menstrual.


Administrador

@siga no twitter | Contribua com o Blog! Saiba mais