Chegaê!

Seu portal de notícias, dicas e variedades




O QUE FAZER EM CASO DE AFOGAMENTO


Por Administrador | 13 de março de 2013 | Publicado em: Saúde

O QUE FAZER EM CASO DE AFOGAMENTO – Embora não sejam muito divulgados os números referentes a afogamentos são assustadores. A média de afogamentos por ano chega a cerca de 10 milhões no mundo, sendo que quase destes, 500 mil acabam morrendo. A maioria dos acidentes acontece com crianças de menores de cinco anos e com os adultos os afogamentos acontecem quando a pessoa ultrapassa seus limites na ingestão de bebidas alcóolicas. Dados estatísticos mostram que a maioria dos afogamentos ocorre em água doce.

O QUE FAZER EM CASO DE AFOGAMENTO

No Brasil já existem alguns centros de recuperação de afogados, que prestam atendimento especial e qualificado para socorrer rapidamente as pessoas. Nos afogamentos a pessoa morre por asfixia, pois, o líquido aspirado obstrui as vias aéreas, o que dificulta a obtenção de oxigênio. Em acidentes deste tipo a pessoa se debate, enquanto tenta se manter na superfície da água. O líquido que a pessoa engole vai para o estômago e o resto vai para a traqueia, até chegar aos pulmões. Sem produzir oxigênio o cérebro tem lesões e pessoa fica inconsciente. Algumas que se recuperam ficam com sequelas. Outra consequência do afogamento é a parada cardiorespiratória.

Se você se deparar com um afogamento, saiba o que fazer. Mesmo que você tiver um curso de primeiros socorros, o primeiro procedimento deve ser o de ligar para o 193. Depois disso, aplique as técnicas aprendidas no curso de salvamento. Outra dica é tirar a roupa da pessoa e cobri-la com algo que a esquente para evitar que a vítima tenha hipotermia. A respiração boca a boca também pode ajudar.

Caso a vítima ainda esteja no mar ou na piscina verifique as condições antes de tenta-la socorrer. Avalie as suas condições primeiramente. Se tiver bebido não entre. Se não souber a profundidade exata também não entre. E outra dica importante é oferecer algum objeto à pessoa que está se afogando para ela se agarrar e tentar flutuar, até conseguir sair.


Administrador

@siga no twitter | Contribua com o Blog! Saiba mais