Chegaê!

Seu portal de notícias, dicas e variedades




BENEFÍCIOS E A IMPORTÂNCIA DO ESPORTE


Por Administrador | 7 de fevereiro de 2013 | Publicado em: Saúde

Os benefícios da prática do esporte são inúmeros, auxiliando no desenvolvimento físico, mental e em uma convivência mais saudável. As atividades físicas podem auxiliar em diversas áreas da vida da pessoa como na autoestima, pois aumenta a confiança do indivíduo e a sua capacidade mental. Elas também combatem a depressão, doenças crônicas, envelhecimento, estresses e ansiedade.

IMPORTANCIA DO ESPORTE

Já para um jovem que está em fase de crescimento é essencial ter um acompanhamento médico em suas atividades esportivas, que variam desde a alimentação até o desempenho do atleta em relação aos exercícios permitidos a sua saúde, e quais suas resistências aos treinamentos dados pelos professores. A importância do acompanhamento de um profissional da saúde serve para traçar o perfil metabólico do esportista através de exames de cunho clínico e esportivo para indicar a intensidade, periodicidade e tempo de cada exercício. Desta forma, o treinador utiliza um método de treinamento mais específico.

Na juventude, o esporte ideal segundo a maioria dos cardiologistas é a natação, caminhada, tênis entre outros. Para os pais que sonham que seus filhos pratiquem um esporte, tanto para desenvolver seu crescimento, sua socialização e que até mesmo sigam uma carreira esportiva, são necessários muitos cuidados e grande empenho. Modalidades iniciadas de maneira incorreta tanto na infância quanto na juventude, podem contribuir para doenças futuras. Jovens podem ter cardiopatias congênitas, sopros cardíacos, por exemplo, tais cardiopatias, embora sejam raras, devem ser diagnosticadas na infância, portanto se não houver um diagnóstico correto nesta fase, elas podem apresentar complicações no futuro.

Pessoas que praticam exercícios físicos a vida inteira, terão menor incidência de doenças como problema no coração, ou no pulmão, e isso ajudará a estimular ou a minimizar algumas doenças que ela possa desenvolver no futuro.

Contudo, é importante ressaltar que cada esporte pode trazer problemas específicos. Problemas articulares, normalmente, são referentes ao esforço físico de repetição, como o tênis, e há um consenso de que o halterofilismo deve ser evitado por jovens, porque comprometem o período de crescimento. Se o atleta sofrer algum tipo de contusão, é responsabilidade da escola ou do centro de treinamento dar auxilio a uma situação, ou sempre ter em seus ambulatórios um fisioterapeuta como forma de prevenção para eventuais acidentes. As lesões mais comuns independente da modalidade praticada são lesões ligamentares e cápsula articular.

Por isso, é essencial ter um médico orientando passo a passo das atividades físicas, pois desta forma, acidentes podem ser evitados.


Administrador

@siga no twitter | Contribua com o Blog! Saiba mais