Chegaê!

Seu portal de notícias, dicas e variedades




MANTEIGA, MARGARINA OU CREME VEGETAL?


Por Administrador | 6 de abril de 2012 | Publicado em: Geral

MANTEIGA, MARGARINA OU CREME VEGETAL? – Se você não recusa um pão quentinho com manteiga, margarina ou creme vegetal, saiba que não está sozinho. Seja para o lanche da tarde ou no café da manhã, esta é uma das opções mais comuns na hora de “forrar o estômago”. Porém, existem tantas opções no mercado que muitos consumidores não sabem a diferença entre estes três produtos. Eles estão dispostos na mesma gôndola, mas são compostos por substâncias diferentes.

As margarinas têm sua composição formada principalmente por gordura vegetal ou óleo, leite e água. Entre as substâncias opcionais de sua composição estão a vitamina A, sal e gema de ovo. O ingrediente principal na fabricação das margarinas é a gordura. Assim, alguns destes produtos são compostos por gordura trans, que são prejudiciais a saúde se forem consumidas de maneira excessiva.

MANTEIGA, MARGARINA OU CREME VEGETAL?

As manteigas, por sua vez, são feitas com gordura de origem animal, pois são derivadas do leite. Assim, as manteigas são ricas em gordura saturada e também em colesterol. Devido a isso, devem ser ingeridas com moderação, pois podem fazer muito mal a saúde de quem abusa no consumo deste produto. As manteigas, assim como algumas margarinas, são ricas em vitamina A.

Existe também o creme vegetal, que, como o próprio nome sugere, é feito somente com gorduras vegetais. Este produto possui o menor teor de lipídios, se for comparado com as margarinas. Caso você precise reduzir o consumo de gorduras ou emagrecer, mas não quer comer “pão seco”, esta é uma ótima alternativa. Porém, o creme vegetal não é indicado para uso culinário.

Por muitos anos, as margarinas foram consideradas mais saudáveis com relação às manteigas. Isso porque elas possuem menos colesterol e gordura saturada. Porém, com os recentes avanços e as duras críticas a gordura trans, as margarinas não são mais tão bem aceitas na mesa do café da manhã. Para continuar consumindo margarina sem medo, portanto, vale ficar atento às embalagens, preferindo sempre aquelas que indicam 0% de gordura trans.

Enfim, não há uma regra de consumo. Ingredientes como estes, sempre presentes na mesa do brasileiro, podem ser consumidos sem medo, desde que seja com moderação. Mas se você apresenta problemas, como o alto índice de colesterol, consulte o seu médico e garanta um café da manhã mais saudável.


Administrador

@siga no twitter | Contribua com o Blog! Saiba mais