Chegaê!

Seu portal de notícias, dicas e variedades




TIPOS DE VINHOS PARA CADA TIPO DE REFEIÇÃO


Por renata | 20 de fevereiro de 2014 | Publicado em: Dicas

TIPOS DE VINHOS PARA CADA TIPO DE REFEIÇÃO – Sempre que vamos a um bar ou restaurante mais requintado, temos a opção de uma carta imensa de vinhos e a maioria das pessoas escolhe a partir do gosto pessoal, sem se importar muito com a associação da bebida com o prato a ser degustado. O que acontece é que o tipo de vinho que você vai escolher pode influenciar muito no sabor da sua comida e o inverso também é válido.

TIPOS DE VINHOS PARA CADA TIPO DE REFEIÇÃO

Então para que não exista mais nenhum erro do tipo, vamos ensinar a você como escolher o vinho certo para cada tipo de comida.

Refeição Comum

Podemos considerar uma refeição comum, como aquela que não contém nada além do trivial, como um bom arroz, salada e uma carne vermelha. Para esses casos, vinhos do tipo chardonnay ou um tinto são os mais indicados. Caso a opção de carne seja branca, peixe ou marisco, o ideal é ficar no chardonnay ou um bordeaux branco.

Alimentos doces

Se você vai apreciar algum tipo de alimento com sabor adocicado, evite utilizar qualquer tipo de vinho que não tenha o mesmo gosto. Saber equilibrar a comida com o vinho, é a saída perfeita para que nem o primeiro nem o segundo perca a doçura ou ganhe doçura demais. Então parta do principio que quanto mais doce for a sua comida, você deve preferir os vinhos doces mais suaves.

Comida vegetariana

Saber associar o vinho certo á comidas vegetarianas é dar um gosto a mais na salada. Tudo o que for verde e um pouco gorduroso pode ser associado com vinhos brancos mais jovens ou um vinho italiano do tipo Lambrusco.

Comidas Picantes

A escolha nesse caso é muito delicada, pois como já citamos, os sabores do vinho e da comida sofrem muita influencia um pelo outro, então não sabendo escolher o vinho certo, o seu prato picante pode perder todo o sabor. Nesse caso escolha um vinho doce e refrescante.

Queijos

Deixamos esse tipo de alimento por último, por ser o acompanhamento mais conhecido para vinhos. O certo é associar o vinho ao sabor do queijo que vai ser degustado. Para queijos mais fortes e salgados, o vinho deve ser doce . Queijos mais moles e delicados, deve ser acompanhados de vinho Madeira. Cheddar cai muito bem com vinho do Porto.


renata

@siga no twitter | Contribua com o Blog! Saiba mais