Chegaê!

Seu portal de notícias, dicas e variedades




COMO ECONOMIZAR NA COMPRA DO MATERIAL ESCOLAR


Por Administrador | 25 de janeiro de 2013 | Publicado em: Dicas

COMO ECONOMIZAR NA COMPRA DO MATERIAL ESCOLAR – Antes de sair comprando tudo que estiver na lista de material escolar dos seus filhos é necessário fazer uma pesquisa de preços e produtos, comparando onde poderá ser mais vantajoso e considerando a segurança e a qualidade dos produtos. Um gasto desnecessário pode atrapalhar o orçamento familiar, por isso, é importante refletir antes de agir sem pensar.

COMO ECONOMIZAR NA COMPRA DO MATERIAL ESCOLAR

Verificar o que não foi usado de materiais escolares no ano passado é uma opção viável e que, geralmente, é eficaz. Muitas vezes um caderno em ótimo estado com poucas folhas usadas acaba sendo descartado. O ideal é pedir para que as crianças verifiquem gavetas, armário e bolsas e procurem por itens que possam ser aproveitados.

No caso da compra de livros escolares, procure pelos pais de crianças que estejam em idade escolar superior a de seus filhos e pergunte se eles podem emprestar os livros já utilizados. Quando a escola solicitar a leitura obrigatória de livros, é interessante procurar por títulos em sebos, pois neles os preços saem mais em conta.

Vale ressaltar que os materiais escolares serão somente aqueles que seus filhos usarão em sala de aula. Itens de uso coletivo como, papel higiênico, copos descartáveis, sabonetes, grampos e clipes não são obrigatórios. Outro ponto são marcas e produtos determinados pelas escolas sendo que não é permitido exigir isso dos pais, que por sua vez, devem comprar o necessário.

Uma alternativa é reunir mais gente na hora das compras escolares que rendem preço de atacado. O indicado é fazer as compras sem a presença das crianças, pois a escolha acaba ficando ao seu critério e só comprará o que precisa a um custo que caiba no seu bolso.

Exigir a nota fiscal da compra é outro ponto que pode facilitar e poupar problemas caso necessite trocar algum produto.

Outra maneira divertida de não desperdiçar materiais é a customização deles. Aproveite as férias escolares para reciclar cadernos, estojos e pastas, pois além de economizar, incentiva e desenvolve o espírito lúdico das crianças.

A conscientização das crianças também pode auxiliar na conservação dos materiais ao longo do ano. Deixar claro que os produtos devem ser cuidados e não desperdiçados.


Administrador

@siga no twitter | Contribua com o Blog! Saiba mais