Chegaê!

Seu portal de notícias, dicas e variedades




CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO


Por Administrador | 18 de agosto de 2012 | Publicado em: Cursos

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO – Atualmente o número de acidentes no trabalho ainda é bastante alto. De acordo com informações da Organização Internacional do Trabalho – OIT, o país está entre os que mais sofrem com acidentes de trabalho ao redor do mundo. Assim, o Curso Técnico em Segurança do Trabalho se faz muito pertinente e sua formação contínua é essencial. Além de evitar mortes, o trabalho rende mais, pois não precisará ser interrompido devido às fatalidades.

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

As principais causas dos acidentes de trabalho são: a deterioração das condições de trabalho, o desrespeito ao direito de segurança do trabalhador e a falta de cumprimento da lei ou regulamentação adequada de segurança. Dessa forma, o curso visa preparar para o planejamento de prevenção, implementação das ações e verificações sistemáticas de segurança, assim como sua manutenção e administração. O profissional deverá auxiliar na formulação de políticas consistentes de Segurança do Trabalho, com o objetivo de reduzir os índices de acidentes do trabalho.

Ao final do curso, o aluno estará apto para condução de trabalho técnico em segurança do trabalho; operação de instrumentos de avaliação ambiental; interpretação e execução das Normas Regulamentadoras de Medicina e Segurança do Trabalho.

Quanto às áreas de atuação, o técnico estará vinculado a um serviço especializado, podendo também estar ligado às atividades de consultoria externa. É muito importante ainda conhecer a legislação sobre a área de segurança para poder escolher a maneira adequada de efetuar a proteção tanto individual quanto coletiva. Pode-se atuar tanto em empresas públicas e privadas, como órgãos públicos, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT e também como prestador de serviços nas empresas em geral.

Pode se candidatar para o Curso Técnico em Segurança do Trabalho aqueles que já tiverem concluído ou estejam matriculados no Ensino Médio. A carga horária mínima é de 1.200 horas. Entre as disciplinas estudadas estão Ambientação e Estrutura Profissional, Gestão de Segurança, Ergonomia, Primeiros Socorros, entre outras. O curso visa a prática de estudo de casos e do meio, problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, apresentação de seminários, visitas técnicas, relatórios técnicos, trabalho de campo e simulações de contextos.


Administrador

@siga no twitter | Contribua com o Blog! Saiba mais