Chegaê!

Seu portal de notícias, dicas e variedades




INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – ENTENDA MELHOR DO QUE SE TRATA


Por Administrador | 11 de março de 2013 | Publicado em: Curiosidades

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – Com certeza até Steven Spielberg lançar em 2001 o filme AI – Inteligência Artificial a maioria das pessoas ao redor do mundo não sabiam absolutamente nada sobre o assunto e os que tinham conhecimento, eram poucos. Somente que se interessou pelo assunto e procurou na ciência um curso direcionado a isso, podia ter noção do que era. Hoje, diferente desses mais de 10 anos que se passou, o termo inteligência artificial está mais comum na nossa realidade do que pensamos.

INTELIGENCIA ARTIFICIAL

O que é inteligência artificial

Podemos generalizar e simplificar, descrevendo como inteligência artificial todo e qualquer objeto que tem a capacidade de “pensar”. O nome já é bem auto explicativo então para ciência, a inteligência artificial tem como principal objetivo criar habilidades “pensantes” em máquinas e computadores fazendo com que dessa forma, eles consigam realizar tarefas com tanta precisão como seria feita por uma pessoa.

Como surgiu a Inteligência Artificial

Apesar de cair no conhecimento geral justamente pelo filme de até Steven Spielberg lançar em 2001, a inteligência artificial surgiu na década de 60 com a ideia de que uma máquina poderia imitar as redes neurais humanas. As primeiras experiências surgiram durante a Primeira Guerra Mundial com a intenção de desenvolver armas mais inteligentes.

Mais presente no dia a dia

Hoje podemos encontrar inteligência artificial em quase tudo o que usamos. Ela está presente nos computadores, vídeo games, aplicativos de segurança, sistemas de informática e robótica, entre outros. Apesar de que esse tipo de inteligência artificial ainda precisar dos seres humanos para funcionar, podemos sim citar esses casos como bons exemplos.

Inteligência artificial em robôs

Depois do filme de Spielberg, muito se discutiu sobre o futuro da inteligência artificial e esse assunto virou pauta para outras produções. Sabe-se que seria um avanço incrível na tecnologia e poderia trazer inúmeros benefícios se realmente robôs um dia pensassem como o personagem de Haley Joel Osment. Só que em uma conferência realizada na California em julho de 2009, cientistas informaram que desenvolver robôs com cérebros de humano não é o foco dos estudos de Inteligência Artificial no momento.


Administrador

@siga no twitter | Contribua com o Blog! Saiba mais