Chegaê!

Seu portal de notícias, dicas e variedades




COMO ALUGAR UMA CASA COM SEGURANÇA


Por Administrador | 11 de janeiro de 2013 | Publicado em: Casa

COMO ALUGAR UMA CASA COM SEGURANÇAAlugar um imóvel vai além de encontrar o lugar perfeito. Nós temos que tomar alguns cuidados para que não tenhamos nenhum tipo de problema no futuro ou por falta de comunicação ou por falta de conhecimento. Muitos contratos são longos e pouco entendidos e por isso muitas pessoas que vão alugar casa, deixam de lado a leitura total e apenas assinam. Esse é um erro muito grande e bem comum nessas transações.

COMO ALUGAR UMA CASA COM SEGURANCA

Pensando exatamente quão cansativo pode ser ler um contrato e principalmente se ele vem em uma linguagem mais formal e você não entende, reunimos alguns pontos que devem ser atentados para você poder alugar um imóvel com segurança. Assim como também, proprietários que não sabem como proceder para não ter problemas com seus inquilinos.

Proprietário

Quando se tem um imóvel para alugar, talvez o maior medo de um proprietário é assinar contrato com alguém que não cumpra com as obrigações. Se você não tem conhecimento legal sobre o assunto, é bom contratar um profissional ou para fazer todo o trâmite do aluguel ou apenas para checar o seu contrato. Com uma boa pesquisa, você encontra bons contratos na internet, mas lembre-se sempre de trazê-los para a sua realidade assim como de saber exatamente o que está escrito nele.

Se você tem o contrato revisado por um profissional e agora vai negociar com seu inquilino, uma boa sugestão para evitar atrasos de pagamento é o desconto em folha de pagamento ou débito automático. O segundo não evita 100% como o primeiro, porém é bem eficiente. Em caso de pagamento sem ser uma dessas opções, se você vai receber diretamente do seu inquilino, não abuse dos juros e veja a melhor data para ele e não apenas para você, assim evita atrasos.

Inquilino

Se você não sabe o que tem exatamente no seu contrato, procure um advogado para receber orientações. Pontos como prazo de validade do contrato, prazo para reajuste do aluguel e porcentagem desse reajuste, vistoria do imóvel antes da sua entrada, responsabilidade de despesas com futuras melhorias, quem pagará o IPTU do imóvel, são fatores que devem ser atentados e jamais assinados se você tiver alguma dúvida.

Opte sempre pela condição intermediária onde você e o proprietário estejam em vantagem na mesma equivalência.


Administrador

@siga no twitter | Contribua com o Blog! Saiba mais